Sistema de aquecimento ambiente através de Piso Radiante

Home / Sistema de aquecimento ambiente através de Piso Radiante

O que é Piso Radiante?

É o sistema de aquecimento mais confortável que você pode encontrar, e que  nos países mais desenvolvidos, é utilizado em cerca de 50% de todas as residências novas.

O Piso Radiante baseia-se em um circuito de tubos de polietileno reticulado (PEX), embutidos no piso da residência, e de um sistema de regulagem térmica que permite controlar em qualquer momento a temperatura dos ambientes, através da circulação de água quente.

No Piso Radiante, utiliza-se a superfície do piso como elemento radiador de calor, eliminando os radiadores e aparelhos de ar condicionado que normalmente ressecam o ar. Isto permite manter a temperatura do piso perfeitamente distribuída por todo o ambiente, obtendo assim grande conforto.

Componentes

Fontes de Calor


Normalmente utiliza-se um Aquecedor de passagem a gás, que aquece, de maneira independente o Piso Radiante. Pode ser utilizado também uma caldeira independente tipo termo central ou qualquer outra forma de calor, como aquecimento solar, lenha etc.

Grupo de Regulagem Térmica


Acumula as funções de misturador, bomba de circulação programador, gerenciando a oferta de água quente contínua para calefação a  baixa temperatura  a 45 graus.

O Sistema de Distribuição (Manifold)


Trata-se de um conjunto de acessórios que tem a função de distribuir a água recebida do grupo de regulagem térmica para cada circuito e ajustar a temperatura de cada ambiente de forma independente. Isso permite também que cada ambiente possa ser aquecido separadamente e na temperatura desejada.

Circuitos de Tubos PEX para Aquecimento)


Os circuitos de tubos agem como elemento fundamental do sistema de aquecimento por Piso Radiante. Estes tubos, fabricados em polímeros da mais alta tecnologia, denominado Polietileno Reticulado (PEX), ficam embutidos no piso da residência e suportam com total garantia a circulação de água quente, sem sofrer corrosão ou desgaste ao longo dos anos. Os tubos são montados sobre placas de isopor que tem a função de isolar termicamente o piso radiante da laje e paredes.

Projeto


È importante à realização de um estudo detalhado que leve em conta todas as características relevantes da residência a ser aquecida, tais como o projeto arquitetônico, localização geográfica, vãos (janelas e portas), níveis de isolamento da edificação, etc.

Vantagens


Conforto: É o mais confortável, se comparado a outros sistemas de aquecimento, pois distribui a temperatura uniformemente, não produzindo zonas de calor concentradas. Você terá o piso agradavelmente aquecido, quebrando aquele “gelo” desconfortável dos pisos frios.

Saúde


O Piso Radiante evita a elevação de poeira e não altera a umidade do ambiente, contribuindo com a redução do mofo comum em regiões frias, o que beneficia pessoas que sofrem de problemas respiratórios.

Economia de energia


Uma instalação de Piso Radiante, bem calculada e convenientemente isolada, permite um ambiente confortável e com economia de energia. O retorno do investimento é bem mais rápido do que em qualquer outro sistema.

Versatilidade


O Piso Radiante permite escolher o tipo de revestimento que mais o agrada (granito, porcelanato, madeira ou carpete), e o que é melhor, com qualquer opção oferece uma agradável sensação de conforto de ter sempre os pés aquecidos. Não interfere no mobiliário e cortinas, como acontece com os tradicionais radiadores de parede, que são instalados próximos as janelas.

Ecológico


Dada a baixa temperatura requerida, a instalação do Piso Radiante pode ser combinada, tanto com sistemas de aquecimento solar, quanto com outras alternativas de fontes de calor.

Isolamento Termo-Acústico


Isolamento Termo-Acústico: Em uma residência dotada de aquecimento por Piso Radiante, as perdas de energia e os níveis de ruído entre andares são reduzidos, devido ao sistema de isolamento utilizado.

Montagem e manutenção


Montagem simples e rápida com facilidade de operação, requerendo o mínimo de manutenção, pois praticamente todos os equipamentos são importados e passam  sob as exigências mais severas do mercado europeu, onde esses equipamentos muitas vezes trabalham meses sob rigoroso inverno.

Garantia


Toda tubulação utilizada é de Polietileno  Reticulado(PEX), e  as conexões de latão forjado. Os tubos PEX além de inúmeras vantagens em relação às outras tubulações, é normalizado internacionalmente nos Estados Unidos, Espanha, Áustria, França, Alemanha, Portugal e Inglaterra.