Retrofit – Instalações Hidráulicas

Home / Retrofit – Instalações Hidráulicas

Não há coisa mais desagradável do que morar em prédios com constantes vazamentos de água, contudo milhares de pessoas enfrentam esse problema no dia a dia. Infiltrações, vazamentos, mofos, manutenções constantes  durante anos, e ainda vendo  os seus imóveis desvalorizar no mercado .Normalmente, os prédios construídos a mais de 20 anos, onde foram utilizados tubulações de aço  galvanizadas nas redes de água, conhecem muito bem esses problemas hidráulicos.

As obras convencionais, onde os canos antigos deverão trocados por novos, desestimula muitos condôminos a tomar essa decisão, pois conviver com obras no apartamento é extremamente desagradável. Viver meses com vários operários dentro da sua casa, entrando e saindo o dia todo; barulhos; quebra de paredes e revestimentos; cimento, areia;  sujeira e ainda as indesejáveis caçambas de entulho paradas durante meses na porta do seu prédio. O custo dessa maratona é quase impossível de se prever e aqueles que  decidiram fazer esse tipo de obra,  no final veem seu dinheiro suado ir literalmente pelo ralo.

Hoje existem soluções modernas de engenharia que podem resolver esses problemas com um novo conceito chamado retrofit, um termo novo que não é sinônimo de reforma e sim de revitalização.

Com a nova técnica do Retrofit hidráulico o cenário muda completamente e consegue-se fazer uma obra rápida, sem perda de revestimentos e ainda sem  todos aqueles  inconvenientes de uma obra convencional.

“Problemas antigos exigem soluções novas” essa é a máxima dentro do conceito de retrofit hidráulico e as soluções são as mesmas utilizadas hoje nas construções modernas. O primeiro conceito seria o da “acessibilidade das tubulações”, pois deixarão de ficar embutidas na alvenaria. Num primeiro momento vem na cabeça das pessoas que os tubos ficarão aparentes pelas paredes, cruzando na sua sala de estar, mas não é nada disso. Se não serão destruídos os revestimentos, os tubos deverão ser acomodados em locais não visíveis para não ferir a estética. Nas louças sanitárias eles ficarão protegidos por carenagens embaixo da pia e lavatórios; shafts poderão ser criados para acomodar colunas de água; forro de gesso poderão ser removidos e criados, pois esse é o item mais barato de uma obra de retrofit e resolvem muitos desses problemas.

É claro que deverão ser seguidos alguns passos e tudo deve ser feito com critério: conhecer todo o prédio e suas instalações é fundamental e caso não haja um projeto arquitetura e estrutural, pode ser necessário fazer um levantamento no local, para  produzir um projeto com a  posição das paredes, vigas,  pilares e outros elementos importantes, para se chegar numa solução Inteligente de engenharia .

Boas soluções nascem em projetos, e isso deve ser feito num primeiro momento, pois só assim será possível fazer um bom orçamento, com todos os detalhes resolvidos e materiais bem especificados e previamente orçados. Seguindo uma metodologia consciente e lógica é possível estimar o custo da obra com acerto de quase 100%, deixando tanto o condômino satisfeito.

Nos condomínios onde alguns querem bancar engenheiros e fazer a obra sem um responsável técnico, o que não é nem permitido por lei, normalmente tem muitos problemas e nessa hora nada mais barato do que os serviços de projetos de engenharia. Para esse tipo de obra não pode haver surpresas e o custo estimado não pode sair muito além do planejado, como nas obras tradicionais, pois é possível prever tudo, aproveitando para fazer melhorias em todo o edifício.

Essas melhorias incluem a implantação de medição individualizada de água, assim os apartamentos ficam com entrada única de água, tornando justo o consumo de água, uma vez que cada condômino vai pagar pelo que consome.

Podemos destacar também a inclusão de um sistema de aquecimento solar ou outro tipo de aquecimento central de água, que valoriza ainda mais os apartamentos.

Prédios com mais de 25 anos podem apresentar também problemas elétricos e de telecomunicações, o que justificaria um possível retrofit também nessas instalações.

A solução adotada pela RINTEC para o retrofit hidráulico, baseada em um projeto bem planejado e uma obra feita com critério, faz com que não haja a necessidade da desocupação dos apartamentos pelos moradores e nem do corte de água durante a implantação das novas redes.

Em Belo Horizonte, três empresas se uniram (Efatá Projetos, RINTEC e ACQUA)*  somando suas experiências  já realizaram  com isso dezenas de projetos e obras com muito sucesso , que podem ser atestados pela satisfação dos moradores dos condomínios.